segunda-feira, 7 de junho de 2010

Por que,quando ficam adultas as pessoas já não conseguem mais se relacionar da mesma forma, deixando de lado aquilo que as tornam iguais?


Ao crescermos agimos diferente diante das situações, estamos entrando no mundo competitivo do capitalismo e as disputas entre as classes começam. Estamos formando nossa personalidade, opnião.Nos tornamos mais individualistas e egoístas. As crianças são ingênuas e inocentes, elas não se importam com o dinheiro,cor ou raça que a outra pessoa tem,elas apenas querem um amigo em que podem confiar, porém quando crescemos perdemos um pouco dessas caracteristicas.

Como é possivel duas crianças brincarem com total liberdade sem levar em conta as diferenças sociais?


Uma criança quando vai fazer um amigo ela não leva em conta a sua aparencia,o seu dinheiro,nem os bens materiais que ela possui,mas sim o seu carater.Ela apenas procura uma pessoa para conversar,brincar.A criança é o ser mais puro que existe,pois ainda não "enxerga" a maldade que existe nas pessoas.

Morro Velho - Milton Nascimento


No sertão da minha terra, fazenda é o camarada que ao chão se deu
Fez a obrigação com força, parece até que tudo aquilo ali é seu
Só poder sentar no morro e ver tudo verdinho, lindo a crescer
Orgulhoso camarada, de viola em vez de enxada
Filho de branco e do preto, correndo pela estrada atrás de passarinho
Pela plantação adentro, crescendo os dois meninos, sempre pequeninos
Peixe bom dá no riacho de água tão limpinha, dá pro fundo ver
Orgulhoso camarada, contra histórias prá moçada
Filho do senhor vai embora, tempo de estudos na cidade grande
Parte, tem os olhos tristes, deixando o companheiro na estação distante
Não esqueça, amigo, eu vou voltar, some longe o trenzinho ao deus-dará
Quando volta já é outro, trouxe até sinhá mocinha prá apresentar
Linda como a luz da lua que em lugar nenhum rebrilha como lá
Já tem nome de doutor, e agora na fazenda é quem vai mandar
Mas seu velho camarada já não brinca, mas trabalha

Segundo Karl Marx,qual o papel da estrutura econômica na transformação da sociedade?


Marx criticava o liberalismo porque só expressava os interesses de uma parte da sociedade. Segundo o próprio Marx a sociedade é um conjunto de atividades dos homens, ou ações humanas, e essas ações e que tornam a sociedade possível. Essas ações ajudam a organização social, e mostra que o homem se relaciona uns com os outros.

O poder de dominação é que da origem a essas desigualdades. As desigualdades se originam, de uma forma sucinta, dessa relação contraditória, refletem na apropriação e dominação, dando origem a um sistema social, neste sistema uma classes produz e a outra domina os meios de produção.

As classes sociais mostram as desigualdades da sociedade capitalista. Cada tipo de organização social estabelece as desigualdades, de privilégios e de desvantagens entre os indivíduos.

As desigualdades são vistas como coisas absolutamente normais, como algo sem relação com produção no convívio na sociedade, mas analisando atentamente descobrimos que essas desigualdades para determinados indivíduos são adquiridos socialmente. As divisões em classes se da na forma que o indivíduo esta situado economicamente e socio-politicamente em sua sociedade.

A luta de classes perpassa, não só na esfera econômica com greves, etc, ma em todos os momentos da vida social. A greve é apenas um dos aspectos que evidenciam a luta. A luta social também está presente em movimentos artísticos como telenovelas, literatura, cinema, etc.

O crescente estado de miséria, as disparidades sociais, a extrema concentração de renda, os salários baixos, o desemprego, a fome que atinge milhões de brasileiros, a desnutrição, a mortalidade infantil, a marginalidade, a violência, etc, são expressões do grau a que chegaram as desigualdades sociais no Brasil.