segunda-feira, 12 de abril de 2010

O que é ação social para Max Weber?


Pra Max Weber o capitalismo nasce da religião.Ele apresentou uma classificação dos tipos de ação social, de acordo com os motivos que a geram.

1- ação tradicional, cuja realização se deve a um costume ou um hábito enraizado
2- ação afetiva ou emocional, motivada por sentimentos do agente pelo seu(s) interlocutor(es)
3- ação racional com relação a valores , atitudes que envolvem um planejamento orientado pelos princípios do agente
4- ação racional com relação a valores , atitudes cujo planejamento é orientado pelos resultados que serão alcançados com sua realização.
Qual é a principal diferença entre o 1º par e o 2º?
no segundo par o indivíduo consegue visualizar muito mais claramente os motivos da sua ação que no primeiro, o que em equivale a dizer que ele tem maior controle sobre elas. O indivíduo pode escolher como vai agir racionalmente, calculando os custos e prevendo as conseqüências de suas atitudes. Mas é muito difícil que ele escolha que tradição ou costume vai seguir, e mais difícil ainda escolher a quem nos ligaremos emocionalmente. Essa dificuldade é em virtude da pessoa executora e a pessoa objeto dessas duas ações geralmente entenderem-se como partes da mesma unidade. Já nas ações racionais o individualismo é marcante. Segundo esta ótica, podemos classificar os dois primeiros como ações comunitárias e os dois últimos como ações associativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário